terça-feira, 4 de julho de 2017

AS RECOMPENSAS DE UMA VITA SANTA - IGREJA BATISTA DO POVO

Simplesmente Igreja
LIÇÃO DA SEMANA

AS RECOMPENSAS DE UMA VIDA SANTA

26 de Junho a 01 de Julho

Texto
"Porém Noé achou graça diante do SENHOR. Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus" Gênesis 6.8,9
Verdade principal
Podemos escolher o caminho da integridade, ainda que seja no meio de uma geração perversa. "Disse o SENHOR a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração" (Gênesis 7.1). E há recompensa do Senhor para uma vida de santidade!

Introdução
"Gênesis" narra a história do homem que foi criado para governar com Deus (capítulos 1-2), e que, no entanto, entrega o governo ao adversário (capítulo 3). Mas há uma promessa de redenção (3.15). Antes do cumprimento desta promessa, o pecado adquire suas mais diferentes e depravadas formas de manifestação. No capítulo 6 de Gênesis, Deus chega a se arrepender de ter criado o homem (v.6). Neste ambiente, Ele encontra Noé, um homem sobre quem aquela geração não exerceu influência. Ele não andava com Deus porque era justo, ele era justo porque andava com Deus. E hoje vivemos dias semelhantes aos da época de Noé. Qual será a história da sua vida?

Compartilhando sua experiência
Seguindo Mateus 5.13-16, você se vê como a pessoa por meio de quem Deus trará o escape para aqueles que convivem ao seu redor?
Neste seu ambiente, quem exerce mais influência: Deus ou esta geração?
O que você tem sido e tem feito para "construir a arca" da salvação?

Conteúdo (desenvolvimento)

O QUE DEUS VIU EM NOÉ?

  1. Coragem para ser único
Noé decidiu não se corromper com os outros (veja Daniel 1.8). Por exemplo, como é conduzido o namoro (tanto pelos pais como pelos jovens). Pergunta: faremos o que é pecaminoso por conformidade ao grupo? O cristão é chamado para uma contracultura.
RECOMPENSA: poderoso encontro com Deus! Noé teve um encontro que influenciou toda a sua família.

  1. Fé na Palavra de Deus
Crer sem sinais que favoreçam. De acordo com Hebreus 11.7, Noé foi "instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam". A Palavra é suficiente, e não precisamos de explicações! Deus sempre deu a Sua palavra ao povo como único fundamento para a fé. Nada mais garantiria que a promessa se cumprisse, a não ser o caráter d'Aquele que havia prometido. Assim será quanto à promessa da vinda do Senhor Jesus (confira 2 Pedro 3.9).
RECOMPENSA: salvação. Porque creu, Noé e sua família foram livrados do dilúvio. Ele havia se tornado um modelo profético para sua casa!

  1. Disposição para tornar pública sua fé
Noé tornou-se um pregador da justiça! Ele exortava para que todos vivessem segundo o propósito eterno de Deus, a fim de que fossem livrados do juízo iminente! Na verdade, a própria arca era uma pregação. Hebreus 11.7 diz que, pela arca, "condenou o mundo". Assim também ocorre com a família, que é um símbolo da arca: a construção do projeto de Deus na terra, segundo os moldes da Palavra de Deus, e que será referência do juízo de Deus sobre este mundo.
RECOMPENSA: testemunho da verdade para todas as gerações. A exemplo de Jesus (veja João 17.4), há permanência para toda obra que glorifica o nosso Deus!

Ministrando uns aos outros
Ore pela "construção" de um caráter íntegro (inteiro, completo) em cada um.
Ore para que sejamos um modelo de integridade para livramento das pessoas com as quais convivemos, e para que as famílias sejam lugares de salvação.
Baseado na parábola dos talentos (Mateus 25.14-30) e no julgamento (Mateus 25.31-46), ore para que a nossa colheita seja abençoada!

Evangelismo
Mateus 24.37-39 "Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem". A vinda de Jesus se aproxima. Os sinais apontam para esta verdade. No entanto, cada um está vivendo como se nada fosse acontecer. As pessoas dormem no "sono" do cotidiano, dos afazeres, e não atentam para a pregação da justiça de Deus. "E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos. Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz" (Romanos 13.11,12). "Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios" (1 Tessalonicenses 5.6).

Por: Pr. Robério Alves
(Adaptado da Pregação do Pr. Jonas Neves de Souza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário